Durante muito tempo, os fungos foram considerados como vegetais e, somente a partir de 1969, passaram a ser classificados em um reino à parte.Os fungos são seres vivos eucarióticos, com um só núcleo, como as leveduras, ou multinucleados, como se observa entre os fungos filamentosos ou bolores.
Seu citoplasma contém mitocôndrias e retículo endoplasmático rugoso. São heterotróficos e nutrem-se de matéria orgânica morta - fungos saprofíticos, ou viva—fungos parasitários.
Fonte:http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/fungos.htm
FUNGOS COMESTÍVEIS
Agaricus bisporus
Lentinula edodes
Pleurotus eryngii
Fungos utilizados na fabricação de alimentos e bebidas
Na produção de pães, massas e bolos, de forma que o levedo Saccharomyces cerevisae se alimenta dos açucares e libera gás carbônico e gás etílico, esse gás faz com que a massa se torne leve e macia.
Durante a produção de queijos definindo algumas características, uma vez que são feitas perfurações dos mesmos, depois de prontos e nesses buracos são introduzidos bolores que se desenvolvem na presença do ar. Nesse processo são utilizados os fungos Penicillium roquefortii, Penicilium camembertii, entre outros.
Fonte:http://etecpj2d.blogspot.com/2009/11/resumo-fungos-na-industria-alimenticia.html
Cerveja, aliás, também é produzida a partir de leveduras. A principal delas (e mais utilizada) é a Saccharomyces carlsbergensis (seu nome se refere à Carlsberg, uma cervejaria dinamarquesa, considerada como uma das maiores do mundo), mas também se utiliza a Saccharomyces cerevisiae. A cerveja é produzida através da fermentação controlada do açúcar (advindo do amido dos grãos de cevada convertidos pela ação da amilase).
Fungos usados em remédios
Enquanto alguns fungos provocam espirros, outros salvam vidas. Prova dessa benevolência dos membros dos fungos é a descoberta que o bacteriologista Alexander Fleming (1881-1955) fez em 1928. Ele trabalhava num laboratório em Paris, na França, quando descobriu um ser alienígena desenvolvendo-se no meio das bactérias Staphylococcus com as quais realizava pesquisas. Em vez de ficar irado com o intruso, Fleming decidiu estudá-lo e o identificou como sendo esporos do fungo Penicillium. Notou que estavam “acidentalmente” inibindo o desenvolvimento das bactérias. Ele acabava de descobrir a penicilina, o primeiro de uma série de antibióticos que revolucionaram a Medicina.
fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18875
VENENOSOS
Há fungos tóxicos e venenosos, como por exemplo a espécie Amanita muscaria. Dependendo da quantidade que os cogumelos dessa espécie são ingeridos são capazes de causar alterações no sistema nervoso.De acordo com a espécie e quantidade ingeridos do fungo há possibilidades de causar até a morte.
Fonte:www.grupoescolar.com/pesquisa/fungos-venenosos.html
Decompositores
Fungos são os principais decompositores da natureza, quebrando os produtos orgânicos e reciclando carbono, nitrogênio e outros compostos do solo e do ar. Fungos são organismos não fotossintetizantes que crescem rapidamente e, caracteristicamente, formam filamentos chamados hifas, as quais podem ser septadas ou asseptadas. Na maioria dos fungos as hifas são grandemente ramificadas, formando um micélio.
Fonte:http://ambientes.ambientebrasil.com.br/natural/artigos/fungos_-_decompositores_da_natureza.html
FUNGOS CUSADORES DE DOENÇAS
Na pele causam inflamações chamadas genericamente de "impinge" (ptiríase vesicolor), e as micoses dos pés, virilha, e dobras em geral. Causam também inflamações nas unhas, tanto na base (candidíase) como na ponta (escurece e descasca). Fonte:http://luizmeira.com/fungos.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário